Modelagem Digital


Os projetos propostos na disciplina Modelagem Digital, tem por objetivo habilitar os alunos na representação virtual de projetos e na construção de modelos tridimensionais exatos, objetivando a prototipagem.
Os softwares de modelagem 3D permitem também gerar desenhos técnicos precisos para produção industrial, reduzindo o tempo de especificação de projetos e acelerando os processos de patente.
Atualmente o domínio dos softwares de modelagem Tridimensional tornou-se um diferencial para os Projetistas de Produto, pela possibilidade de produzir protótipos funcionais, com um nivél de precisão milimétrico, em um curto espaço de tempo e com despedício minimo de matérias primas.
Com os avanços das chamadas impressoras 3D é possivél produzir peças reais em praticamente qualquer material industrial a partir do modelo previamente projetado e testado em ambiente virtual.
A disciplina visa também habilitar o aluno na produção de imagens fotorrealisticas de seus projetos de modo a vender melhor suas novas idéias para os futuros investidores.

Disciplina Modelagem Digital1
Compasso Modelagem 3D

Disciplina Modelagem Digital 2
Estojo para Lentes Modelagem 3D

 

Disciplina Modelagem Digital3

Caixas Acústicas Modelagem 3D

Disciplina Modelagem Digital4

Aeromodelos Modelagem 3D

 

Prof. Raphael Cunha Sardenberg Bastos.

Computação Gráfica Aplicada- CGA


Os projetos propostos na disciplina Computação Gráfica Aplicada (CGA) tem por objetivo habilitar os alunos em diversas ferramentas de manipulação e tratamento de imagens.
São propostos projetos que abordam em geral a Ilustração vetorial, Diagramação de textos, Tratamento de Imagens e Construção básica de websites.
Ao longo do semestre os alunos são orientados de forma a absorver conhecimentos básicos para a operação dos softwares utilizados por profissionais de Desenho Industrial.
Após este periodo inicial de aprendizagem os estudantes são constantemente monitorados pelo professor, durante todo o processo de : Definição dos conceitos básicos e construção dos projetos propostos.
Este acompanhamento direto visa aumentar as habilidadades projetuais dos alunos, os quais por meio da utilização cotidiana dos softwares, de forma semelhante a que farão no mercado de trabalho, geram automaticamente um número maior de questionamentos interessantes, que podem ser resolvidos de imediato pelo professor.
Muitos desses questionamentos levam os alunos a aprender particularidades dos softwares que em geral não seriam citadas em uma aula puramente expositiva.
São ensinados também como preparar os arquivos corretamente para impressão em Gráfica, de modo a traduzir no papel em padrão CMYK as cores e acabamentos representados na tela do computador no padrão RGB.
Os softwares apresentados na disciplina são utilizados com maior frequência pelos profissionais e alunos que tem por habilitação a Programação Visual, porém os que habilitam-se em Projeto de Produto devem também domina-los integralmente.
Este método de ensino prático no qual o aluno trabalha de forma a sanar suas dúvidas, maximiza a fixação dos conhecimentos e proporciona um melhor desempenho ao longo do restante do curso, além de aumentar as suas chances para obtenção de bons estágios em empresas do setor.


Prof. Raphael Cunha Sardenberg Bastos.

Computação Gráfica Aplicada 

Os projetos propostos na disciplina Computação Gráfica Aplicada (CGA) tem por objetivo habilitar os alunos em diversas ferramentas de manipulação e tratamento de imagens. 

São propostos projetos que abordam em geral a Ilustração vetorial, Diagramação de textos, Tratamento de Imagens e Construção básica de websites. 

Ao longo do semestre os alunos são orientados de forma a absorver conhecimentos básicos para a operação dos softwares utilizados por profissionais de Desenho Industrial. 

Após este periodo inicial de aprendizagem os estudantes são constantemente monitorados pelo professor, durante todo o processo de : Definição dos conceitos básicos e construção dos projetos propostos. 

Este acompanhamento direto visa aumentar as habilidadades projetuais dos alunos, os quais por meio da utilização cotidiana dos softwares, de forma semelhante a que farão no mercado de trabalho, geram automaticamente um número maior de questionamentos interessantes, que podem ser resolvidos de imediato pelo professor. 

Muitos desses questionamentos levam os alunos a aprender particularidades dos softwares que em geral não seriam citadas em uma aula puramente expositiva. 

São ensinados também como preparar os arquivos corretamente para impressão em Gráfica, de modo a traduzir no papel em padrão CMYK as cores e acabamentos representados na tela do computador no padrão RGB. 

Os softwares apresentados na disciplina são utilizados com maior frequência pelos profissionais e alunos que tem por habilitação a Programação Visual, porém os que habilitam-se em Projeto de Produto devem também domina-los integralmente. 

Este método de ensino prático no qual o aluno trabalha de forma a sanar suas dúvidas, maximiza a fixação dos conhecimentos e proporciona um melhor desempenho ao longo do restante do curso, além de aumentar as suas chances para obtenção de bons estágios em empresas do setor. 

Prof. Raphael Cunha Sardenberg Bastos. 

Fluxograma


 

PROGRAMAÇÃO VISUAL FLUXO CURRÍCULO
PROJETO DO PRODUTO FLUXO CURRÍCULO