Modelagem Digital

Os projetos propostos na disciplina Modelagem Digital, tem por objetivo habilitar os alunos na representação virtual de projetos e na construção de modelos tridimensionais exatos, objetivando a prototipagem.
Os softwares de modelagem 3D permitem também gerar desenhos técnicos precisos para produção industrial, reduzindo o tempo de especificação de projetos e acelerando os processos de patente.
Atualmente o domínio dos softwares de modelagem Tridimensional tornou-se um diferencial para os Projetistas de Produto, pela possibilidade de produzir protótipos funcionais, com um nivél de precisão milimétrico, em um curto espaço de tempo e com despedício minimo de matérias primas.
Com os avanços das chamadas impressoras 3D é possivél produzir peças reais em praticamente qualquer material industrial a partir do modelo previamente projetado e testado em ambiente virtual.
A disciplina visa também habilitar o aluno na produção de imagens fotorrealisticas de seus projetos de modo a vender melhor suas novas idéias para os futuros investidores.

Disciplina Modelagem Digital1
Compasso Modelagem 3D

Disciplina Modelagem Digital 2
Estojo para Lentes Modelagem 3D

Disciplina Modelagem Digital3

Caixas Acústicas Modelagem 3D

Disciplina Modelagem Digital4

Aeromodelos Modelagem 3D

Computação Gráfica Aplicada- CGA

Os projetos propostos na disciplina Computação Gráfica Aplicada (CGA) tem por objetivo habilitar os alunos em diversas ferramentas de manipulação e tratamento de imagens.
São propostos projetos que abordam em geral a Ilustração vetorial, Diagramação de textos, Tratamento de Imagens e Construção básica de websites.
Ao longo do semestre os alunos são orientados de forma a absorver conhecimentos básicos para a operação dos softwares utilizados por profissionais de Desenho Industrial.
Após este periodo inicial de aprendizagem os estudantes são constantemente monitorados pelo professor, durante todo o processo de : Definição dos conceitos básicos e construção dos projetos propostos.
Este acompanhamento direto visa aumentar as habilidadades projetuais dos alunos, os quais por meio da utilização cotidiana dos softwares, de forma semelhante a que farão no mercado de trabalho, geram automaticamente um número maior de questionamentos interessantes, que podem ser resolvidos de imediato pelo professor.
Muitos desses questionamentos levam os alunos a aprender particularidades dos softwares que em geral não seriam citadas em uma aula puramente expositiva.
São ensinados também como preparar os arquivos corretamente para impressão em Gráfica, de modo a traduzir no papel em padrão CMYK as cores e acabamentos representados na tela do computador no padrão RGB.
Os softwares apresentados na disciplina são utilizados com maior frequência pelos profissionais e alunos que tem por habilitação a Programação Visual, porém os que habilitam-se em Projeto de Produto devem também domina-los integralmente.
Este método de ensino prático no qual o aluno trabalha de forma a sanar suas dúvidas, maximiza a fixação dos conhecimentos e proporciona um melhor desempenho ao longo do restante do curso, além de aumentar as suas chances para obtenção de bons estágios em empresas do setor.

Computação Gráfica Aplicada

Fluxograma