Convidamos você a conhecer o “Janela das Artes

Foto de Edu

Em resposta ao Programa Especial de Extensão "UnB nos 60 anos de Brasília", o Instituto de Artes criou um repositório digital, o “Janela das Artes”. Aqui estão memórias do IdA, expostas em janelas digitais. São quase seis décadas de histórias que misturam o campo da arte à memória tanto da UnB, enquanto projeto, quanto efetivamente à história da Universidade e da cidade de Brasília.  Leia Mais

Nesses 60 anos de Brasília, a história do campo da arte na Universidade de Brasília foi interrompida e retomada, de várias formas, até chegar à configuração que temos hoje. Dentre os professores na UnB, destacam-se artistas como Athos Bulcão, ícone da arte em superfície e referência simbólica da cidade de Brasília; bem como Cláudio Santoro, Rogério Duprat, Glênio Bianchetti, Helena Barcelos, precursora do ensino de teatro no Centro Oeste; Hugo Rodas e João Antônio de Lima Esteves.

Em seu papel germinal, o IdA participa ativamente na produção artística da cidade, como também na formação de profissionais da área e de docentes, que ensinam artes nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O IdA tem também um importante papel na formação de plateia e no ensino de habilidades de artes e artesanias por meio de projetos institucionais vinculados à formação de professores, além de atuar na formação continuada por meio de seus programas de pós-graduação e dos seus programas, projetos e cursos de extensão.

Todas essas ações por vezes se tornam invisíveis se há o cuidado com seu registro adequado. Muitas dessas memórias fazem parte da história ou do currículo de professores que as desenvolveram, mas não estavam elencadas e contadas para a universidade e a comunidade. Assim, o “Janela das Artes” vem como suporte digital dessas memórias e, ao mesmo tempo, oferece base para pesquisa e construção de outras narrativas.