21 de Janeiro de 2021
05 de Outubro de 2020
RESULTADO DOS PEDIDOS DE RECONSIDERÇÃO DO RESULTADO FINAL PARA O EXAME NACIONAL DE ACESSO AO MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES 2020 PROF-ARTES / INSTITUTO DE ARTES/UNB
Exame Nacional de acesso ao Mestrado Profissional em Artes 2020 PROF-ARTES | UnB | Etapa IV – Resultado Recursos Nomes Arguição
Exame Nacional de acesso ao Mestrado Profissional em Artes 2020 PROF-ARTES | UnB | Etapa IV – Resultado Nomes Arguição
Resultado PROFARTES-UNB 2020 II ETAPA III | Memorial e Projeto
Homologação de Inscrição PROFARTES-UNB 2020 II ETAPA 2
07 de Agosto de 2020
Título: “XI Seminário de Dança: 1,2,3 e já! A criança pinta, borda e dança”
Data do evento: 26 e 27 de julho de 2017
Local: Sala Agrippina Vaganova na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Divulgação e Inscrições:http://www.ifdj.com.br/site/index.php/seminarios/
Título: XI Conferência Regional da ISME Latino Americana
Data do evento: 08 a 10 de agosto de 2017
Local: Natal/RS
Período de Inscrição: Chamada de trabalhos até o dia 05/06/17
Divulgação: http://abemeducacaomusical.com.br/artsg.asp?id=151
Título: XXIII Congresso Nacional da ABEM
Data do evento: 16 a 20 de outubro de 2017
Local: Manaus/AM
Período de Inscrição: Chamada de trabalhos até o dia 31/06/17
Divulgação: http://abemeducacaomusical.com.br/artsg.asp?id=149
Título: II JORNADA DE PESQUISA EM ARTE PPG IA/UNESP
Data do evento: 03 a 07 de outubro de 2017
Local: UNESP/SP
Período de Inscrição: Chamada de Trabalhos até 31 de maio de 2017
Divulgação: https://jornadadearteunesp.wixsite.com/pesquisa2017/editais
Título: ANPPOM (ATUALIDADE E IMPACTOS SOCIAIS DA PESQUISA, DAS PRÁTICAS E DA DOCÊNCIA EM MÚSICA)
Data do evento: 28 de agosto a 1 de setembro de 2017
Local: Unicamp – Campinas/SP
Período de Inscrição: Chamada de trabalhos encerrada
Divulgação: http://www.anppom.com.br/congresso-atual/congresso-apresentacao
Título: VI JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira
Data do evento: 10 a 15 de agosto
Local: Fortaleza /CE
Período de Inscrição: Chamada para comunicações orais - 10/05/2017
Divulgação: http://jubra2017.com.br/grupos-de-trabalho-aprovados/
Título: EDUCERE - Congresso Nacional de Educação (Formação de professores: contextos, sentidos e práticas)
Data do evento: 28 a 31 de agosto de 2017
Local: Curitiba/Paraná/ Brasil
Período de Inscrição: Chamada de trabalhos até – 15/05/2017 / Inscrições até 28/08/2017
Divulgação: http://educere.pucpr.br
Título: II Jornada Ibero americana de Pesquisa em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares em Educação
Data do evento: 04/09/2017–06/09/2017
Local: Campus Natal-Central do IFRN
Período de Inscrição: Chamada de Trabalhos até 16/06/2017 / Inscrições até 04 de agosto
Título: XIII Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
Data do evento: 17 a 21 de setembro de 2017
Local: Foz do Iguaçu/PR
Período de Inscrição: as inscrições online estarão disponíveis até o dia 10 de Setembro de 2017 às 12h00m, após esta data as inscrições serão realizadas no local do evento no dia 17 de Setembro de 2017.
Chamada de trabalhos: 10/05/2017
Divulgação:http://www.abed.org.br/hotsite/23-ciaed/pt/apresentacao/?utm_source=galoa-agenda&;utm_medium=page&utm_campaign=galoa-event-4569
Título: 38ª Reunião da ANPED (Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência)
Data do evento: 01 a 05 de outubro
Local: São Luíz do Maranhão
Período de Inscrição: Chamada de Trabalhos Encerradas
Mostra de filmes: 25 de maio
Título: ENFOPECS (Tema: Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado: cenas do atual contexto político da educação brasileira)
Data do evento: 27 a 30 de junho de 2017
Local: Montes Claros /MG
Período de Inscrição: Com submissão de trabalho 03/05/2017 até 15/06/2017
Divulgação: http://www.enfopecs.unimontes.br
Título: International Conference on Education, Psychology, and Social Sciences
Data do evento: 2-4 August 2017
Local: Chulalongkorn University, Bangkok, Thailand
Período de Inscrição: Submission Deadline: May 31, 2017
Divulgação:http://iceps2017.globalconf.org
2016
AUTOR: BELISTER ROCHA PAULINO
TÍTULO: MOVIMENTO, ARTE E EXPRESSIVIDADE: UMA PROPOSTA DE DANÇA EDUCATIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
AUTOR: JAILSON ARAÚJO CARVALHO
TÍTULO: TECNOLOGIA E ENSINO DE TEATRO: Diálogos para além da sala de aula.
2014
AUTOR: ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO ARRAES
TÍTULO: A MÚSICA NA ESCOLA, POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA UMA VIVÊNCIA MUSICAL CRÍTICA E CONSCIENTE: reflexões a partir de aulas de música com alunos do Ensino Fundamental - anos finais.
AUTOR: ALINE SEABRA DE OLIVEIRA
TÍTULO: Processo Colaborativo: Diálogo e autonomia no ensinar e no aprender teatro
Autor: DIMAS CALTAGIRONI GONÇALVES DANTAS
Título: O PROCESSO BRECHTIANO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: Uma prática-ação com A Exceção e a Regra
AUTOR: HUGO NICOLAU VIEIRA DE FREITAS
TÍTULO: Cartografia Teatral: o ensino/aprendizagem por meio da leitura e compreensão do espaço
Autor: IDELVANIA PASSOS DE ARAUJO OLIVEIRA
Título: ENTREI NO CURSO ASSIM, EU... E HOJE, NESSE GRUPO, EU ME SINTO NÓS:
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO "VIVÊNCIAS COM A MUSICALIZAÇÃO"
Autor: LANA COSTA FARIA
Título: IMAGEM EM CENA E CORPO QUE DANÇA: POÉTICAS PEDAGÓGICAS
AUTOR: LEANDRO GUILHERME OLIVEIRA DE MENEZES
TÍTULO: CORPOS-SUBJÉTEIS: Análise de Narrativas a partir da experiência das Artes na Regional de Ensino da Samambaia
AUTOR: LIUBLIANA SILVA MOREIRA SIQUEIRA
TÍTULO: CORPO-BRINCA: corpo como experiência estética no processo criativo do Grupo de Banda Percussiva Meninos do São João, em Palmas-TO.
AUTOR: LUCAS DE CAMPOS RAMOS
TÍTULO: O VIOLÃO DE 6 CORDAS E AS HABILIDADES DE ACOMPANHAMENO NO CHORO.
Autor: LUCIANA MARIA RODRIGUES GRESTA
Título: NARRATIVAS INFANTIS EM CENA: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: MARIA CRISTINA SILVA
Título: PROTAGONISMO JUVENIL: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEATRO NO COLÉGIO ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
AUTOR: RICARDO CRUCCIOLI RIBEIRO
TÍTULO: IDENTIDADE, ALTERIDADE e ADOLESCÊNCIA: estudos e reflexões a partir da escrita dramatúrgica no contexto da escola de ensino médio.
AUTOR: SILVIA BEATRIZ PAES LIMA ROCHA GARCIA
TÍTULO: TRANSIÇÕES DE IMPACTO: UMA ANÁLISE DE CONSTRUÇÃO DE ESPETÁCULO TEATRAL POR MEIO DO TEATRO-FÓRUM
AUTOR: WELLINGTON DE OLIVEIRA
TÍTULO: CIDADE: TERRITÓRIO DE EXPERIÊNCIA DO TEATRO EM COMUNIDADE
02 de Agosto de 2020
Resoluções 2015
Número Resolução Assunto
01/2015 Aprova validação de disciplinas cursadas fora do PROF-ARTES
02/2015 Aprova procedimentos relativos à comprovação de proficiência em língua estrangeira
03/2015 Aprova o formato e procedimentos do Exame de Qualificação do PROF-ARTES
04/2015 Aprova o formato e procedimentos do Exame de Trabalho de Conclusão / Defesa Pública do PROF-ARTES
05/2015 Normatiza os procedimentos para a inscrição, seleção e matrícula de alunos especiais do PROF-ARTES
Resoluções 2017
Número Resolução Assunto
01/2017 Aprova procedimentos de prorrogação do prazo de exame de qualificação para a turma dos alunos ingressados em 2016.
Área de Concentração - Ensino de Artes
Na formação do professor que atua na Educação Básica é indispensável o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos voltados para os procedimentos teóricos e metodológicos relativos ao ensino, mediação e aprendizagem em artes, o que lhe possibilitará uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade cultural do aluno, mediante suas próprias experiências artísticas e estéticas, bem como em relação ao contexto sócio-cultural em que está inserido. Envolvendo pesquisas em diferentes procedimentos e metodologias do ensino artístico, a área de concentração Ensino de Artes propõe reunir linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais.
Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes
Esta linha investiga os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, relacionando as práticas formativas e suas conexões com as linguagens artísticas das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentra-se nessa linha estudos que aproximam as praticas artísticas e os processos de ensino.
Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes
Esta linha volta-se para as relações entre as abordagens teóricas e metodológicas relativas ao ensino das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentra-se nessa linha estudos dedicados ao recorte metodológico e experimental das práticas em sala de aula.
Página 1 de 2