Estão abertas, até o dia 04/07/2023 as inscrições para Bolsista de Extensão no projeto “Meninas cientistas: a fotografia experimental como recurso pedagógico para ensino de química, física e botânica na escola ” (confira o edital aqui) contemplada através do EDITAL PROGRAMA ESTRATÉGICO DEX/DPI/SDH N.º 05 /2023 – MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA: O FUTURO É AGORA . Podem participar alunos de graduação da UnB de artes, comunicação, química e áreas afins. CONFIRA!

Para inscrição no projeto de extensão o/a aluno/a precisará:

1- Efetuar login no SIGAA UnB (www.sig.unb.br)
2- Clicar na aba Bolsas e, em seguida, Oportunidades de Bolsas
3- Selecionar tipo de bolsa: Extensão e clicar em buscar.
4- Clicar no Projeto desejado e, em seguida no ícone que corresponde ao interesse em participar da seleção das bolsas de extensão
5- Ler a mensagem do Cadastro Único e marcar a caixinha com "Declaração" e "Continuar"
5.1- O/a estudante deve preenchê-lo, mesmo que não faça parte do Cad. Único ou não esteja em situação de vulnerabilidade. É uma exigência do sistema.
6- Informe o perfil (Descrição pessoal, Áreas de interesse e o link do currículo lattes) e, em seguida, "gravar perfil"
7- Responder questionário sócio econômico OBS: Na resposta 17, se não tiver código, apenas informar o número zero (0)
8- Na página de Confirmação de Inscrição, fazer um pequeno texto sobre as qualificações
8.1- Colocar novamente o link do currículo lattes
9- Clicar em "Registrar-se como interessado"
10- Aguardar e-mail de confirmação da inscrição.

Para se inscrever também será necessário que o estudante preencha este formulário
-É importante que o(s) link(s) a ser(em) incluído(s) no formulário para o acesso e visualização de seu portfólio digital de trabalhos, bem como os relatos de experiências, estejam relacionados às atividades previstas para bolsa.

O projeto propõe-se a realização de oficinas informativas direcionadas a meninas de 10 e 11 anos da escola pública "escola classe 2" localizada na região administrativa XII (Riacho Fundo I). Tais oficinas ocorrerão na UnB e utilizarão a fotografia experimental como ferramenta para abordar conteúdos de química e botânica, tendo como objetivo estimular meninas de escolas públicas do Distrito Federal a buscar profissões e carreiras científicas e eliminação de estereótipos de gênero.

O público-alvo das oficinas irá incluir meninas de famílias de baixa renda, negras, com deficiência e outras interseccionalidades. Para tanto, serão realizadas diversas ações preparatórias de caráter pedagógico na escola em parceria com os professores das meninas, além de elaboração de material pedagógico específico sobre fotografia experimental abordando conteúdos de química e botânica voltado para o público infantil. Uma visita guiada ao SESI lab irá complementar o conteúdo preparatório que trabalhará a interface arte e ciência, englobando conhecimentos de química, botânica e fotografia. Os trabalhos fotográficos resultantes das oficinas serão apresentados nos eventos de extensão da SEMUNI 2023, garantindo ampla visibilidade, abrangência e valorização dos resultados.
O projeto em questão será desenvolvido em conjunto com o Grupo de Pesquisa e extensão LAFA. Criado Profa. Dra. Ruth Sousa há dez anos e que realiza diversas exposições, projetos e eventos formalmente no âmbito da Universidade de Brasília, desenvolvendo atividades de pesquisa e produção em arte de maneira regular. Para mais informações sobre o grupo de pesquisa clique aqui